segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doenças causadas pelo uso de aditivos químicos

O homem já usava esta técnica para conservar alimentos há séculos, muito antes do surgimento da industrialização dos alimentos. No entanto os conservantes eram naturais, como o sal e o vinagre por exemplo. Não havia tanta polêmica quanto ao uso dos mesmos, como a nossa sociedade contemporânea. Alguns pesquisadores no ramo da química industrial alimentar, defendem os aditivos químicos como inofencivos á saúde dos seres humanos e outros os consideram substâncias tóxicas, que podem causar infermidades letais como o câncer.

Todo aditivo químico antes de ser comercializado, passa por testes afim de que seja autorizado por lei, para consumo humano e faz parte de um código internacional, o CODEX Alimentarius, Também recebem um número com a sigla INS ( International Number System, isto é Sistema numérico internacional) nomenclatura usada mundialmente. No Brasil a ANVISA ( Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é a entidade oficial encarregada de normatizar os aditivos químicos.
Existem cerca de 3.500 tipos de aditivos alimentares, São derivados de frutas como os denominados de acidulantes. Os mais comuns nesta categoria são os ácidos orgânicos similares aos encontrados nas frutas, como exemplo temos o ácido málico, extraído da maça, o ácido tartárico da uva, e o ácido cítrico da laranja e do limão. Estes aditivos são usados para aproximar o sabor dos produtos da acidez da fruta que dá nome ao produto, de acordo com Otávio Antônio Valsechi, pesquisador da Universidade de São Carlos, Araras S.P. ( O. Valsechi, 2011).
Embora existam muitos aditivos químicos alimentares, trataremos neste artigo, somente os mais usados e vistos como supostos causadores de doenças em seres humanos, entre eles são: conservantes, corantes, aromatizantes, antioxidantes, emussificantes, e estabilizadores. As afirmações sobre aditivos químicos abaixo, são baseadas em publicações recentes.

Hoje no mundo dos alimentos industrializados, além dos diversos tipos de câncer, supostamente causados por substâncias químicas, há também as alergias. No caso dos corantes utilizados para colorir alguns alimentos, como doces e caramelos, são considerados maléficos a saúde humana, tanto quanto o aditivo adoçante aspartame, adoçantes das Coca-Cola (zero) e light.

Há casos comprovados, de que uma criança por chupar um pirulito que contenha algum tipo de corante, pode vir a falecer se não for medicado a tempo. Os sintomas para este tipo de alergia são lábios inchados e pele com manchas vermelhas.

Experimentos com ratos feitos pela fundação Européia Ramazzine, em 2007, indicaram que os ratos desenvolveram tumores cerebrais e leucemia ao consumir aspartame. Ainda sobre o aspartame os estudos realizados no Brasil pela faculdade de medicina da São José do Rio Preto, em 2006, por Marielza R. e Ismael Martins, com ratas prenhas em um período de 20 dias, de testes, estes estes animais morreram e os rins fetais deles foram tratados em tubos de ensaio e os resultados indicam que a substância aspartame é daninha os rins. " O uso do aspartame produz efeitos em todas as estruturas renais surgindo nefrotoxidade" ( ou seja, envenenamento), afirma Martins.

Quanto aos nitratos e nitritos, os mesmos tem sido objetos de pesquisas, como conservantes químicos, ou seja, aditivos que causam câncer de estômago. O nitrato de sódio tem como fórmula química NaNO3 e o nitrito de sódio NaNO2 e são aditivos usados para conservar carnes processadas.

O preocupante desta informação é que estas substâncias estão em muitos alimentos que consumimos, entre eles, a salsicha, presunto, salame, picles, mortadela, queijos e bacon, de acordo com Jocelem Mastrode Salgado, pesquisadora na área de alimentos, pela Universidade de Piracicaba S.P., em entrevista ao iva Estelar, site que pertence ao uol.com.br. Sobre estas substâncias sintéticas, ressalta Mastrode Salgado, "Esses conservantes podem transformar-se em nitrosaminas, substâncias com potente ação carcinogênico, responsável por altos índices de câncer no estômago"( iva estelar 2009).
Sejam os conservantes nocivos ou não a saúde, o certo é que é o avanço tecnológico no ramo de processamento de industrialização de alimentos trouxe muitos benefícios ao homem. Além do armazenamento dos produtos por tempos mais prolongados, não poderíamos deixar de ressaltar a importância dos alimentos enlatados, na ajuda humanitária, em caso de guerras e acidentes naturais, com as enchentes por exemplo, já estes são mais indicados para transporte e estocagem. Então poderíamos dizer que os conservantes químicos são um mal necessário para a nossa sociedade contemporânea.

Já que os aditivos químicos são basicamente imprescindíveis na nossa sociedade contemporânea, devemos estar atentos para que casos chocantes como aquele do leite com soda cáustica, não aconteçam mais. O leite contaminado foi comercializado cerca de dois anos atrás, pelas companhias centenárias, Calu e Parmalat, segundo a imprensa nacional ( folha.uol. outubro de 2007).

Para finalizar, sugiro que siguimos o conselho da pesquisadora de alimentos citada anteriormente, de que nossas idas aos supermercados e mercearias, olhemos as etiquetas com cuidado e levemos os produtos mais naturais. Também podemos recorrer a Anvisa para fazer reclamações, através do site ouvidoria@anvisa.gov.br

Resumo do trabalho de Dulce Maria, na semana de química da FASVIPA, Pão de Açúcar, Al em junho de 2009.
Aditivos químicos alimentares, seu papel na sociedade contemporânea. Comunicação apresentada na semana de química na faculdade integrada de São Vicente, Pão de Açúcar, Al. dulce_idiomas@hotmail.com

4 comentários:

  1. Srs,
    por que os aditivos quimicos são imprescindiveis, se causam doenças?

    ResponderExcluir
  2. São importantes por que contribuem com a conservação dos alimentos, como por exemplo as frutas, legumes e verduras que vemos diariamente nos super mercados, atuando e fazendo com que esses alimentos se mantenham frescos e bom para o consumo por tempo maior.
    Na verdade existe um orgão chamado (FDA food and drug administration) que cuida da porcentagem de aditivos quimicos que pode ser utilizado em cada alimento,sendo assim raramente os aditivos causam doenças, com raras exeções como por exemplo quando consumido com data de validade ultrapassada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sou a autora do artigo acima, sobre doenças causadas pelo uso de aditivos químicos e não autorizei a publicação do mesmo neste blog. Favor retirá-lo o mais rápido possível ou caso contrário acionarei a justiça digital. Como têm a cara de pau de plagiar desta forma. Se não sabem escrever não se metam a fazer blogs é a minha sugestão.

    ResponderExcluir